O que é Paradigma Orientado a Objetos?

O Que E Paradigma Orientado A Objetos

Você sabe o que é Paradigma Orientado a Objetos? Este é um assunto que tira o sono e o sossego de muitos programadores de todos os níveis, seja ele Junior, Pleno ou até mesmo Sênior.
Mas não se preocupe irei tirar este “medo” e mostrar que ele não um bicho de 7 cabeças!

Paradigma Orientado a Objetos

O Que E Paradigma Orientado A Objetos

1- Desmistificando

Paradigma Orientado a Objetos é a programação que mais se aproxima entre o mundo real e o mundo virtual!
No POO (Paradigma Orientado a Objetos) é aonde conseguimos criar Objetos, Atributos, Métodos entre outras técnicas que combinadas da maneira correta, trará benefícios gigantescos ao seu projeto!

Parece confuso? Sim! Mas vai por mim não é!

2- Como aprender Orientação a Objetos?

Ao longo da minha carreira estudei e aprendi diversas linguagens de programação, sempre li e ouvi de outros programadores que JAVA era a linguagem certa para aprender POO e com certeza ela é a mais conhecida.

Java é uma linguagem muito interessante, divertida de estudar e aprender, sim eu sei que para dar um simples “Hello World” precisamos escrever uma quantidade razoável de linhas, mas mesmo assim com certeza aprender POO com JAVA é uma excelente ideia.

Uma linguagem mais “acessível” para aprender POO seria Python, mas cuidado estude a base primeiro, pois Python tem uma sintaxe peculiar então não pule etapas!

3- Aplicando conhecimento

Lembre-se para aprender programação você literalmente tem que por a mão na massa, não adianta aprender e deixar ali o conhecimento parado, estudos apontam que em apenas 60 dias você deleta 100% da sua memória conhecimento não utilizado, então pratique, pratique e pratique!

Criei projetos pequenos, na medida que você avance nos estudos, refatore o seu projeto, melhore o código e aplique tudo o que for aprendendo nestes projetos.

O Github servirá para acompanhar a sua evolução na linguagem, o recrutador não vai baixará o repositório chamado “Meu Primeiro Banco” para ver se realmente você sabe programar, fique tranquilo.

Quando você  avançar para os Frameworks como Spring no caso do Java, ai sim está na hora de criar um projeto mais robusto e complexo e expor no seu Github!

Com essas 3 dicas, você conseguirá dar um salto enorme em sua carreira!

Então perca o medo e estude!

Conheça meu blog

Gostou deste artigo? Compartilhe nas redes sociais!
Achou algum erro? Quer dar alguma dica ou sugestão? Fale comigo no Twitter!

Confira outros posts abaixo!